domingo, 31 de maio de 2009

Lisboa-Fátima, resistência, suor e... muuuiiito calor

>> 1º Dia <<

A pedalar de casa, cheguei ao ponto de encontro ás 7:05h em Sacavém (Carvão) e alguns maníacos já lá estavam prontos para mais uma grande aventura. O Jaime e a Carla (só nos iam acompanhar até Santarém), Vasco, Soraia (não foi a pedalar mas deu o seu contributo com carro de apoio em alguns locais), Kitos, Francisco, Luís e… esperando mais um bocadinho :-)… o Nuno.


Posemo-nos á estrada e imediatamente entramos no trilho do Trancão, passamos pela casa velha, trilho até perto de Vialonga, um bocadinho de estrada, rotunda dos Caniços e até ‘apanharmos’ o trilho do Caminho de Fátima.



Chegada a Alverca, aqui alguém ‘brincou’ com o botãozinho das escadas rolantes, parou o mecanismo e lá tivemos de carregar as bikes. O AJ, Vitinha e Lúcio juntaram-se ao ‘comboio’ e siga… passamos por uns trilhos de Alverca que não conhecia, porreiro.


Uma paragem forçada em Alhandra, o Kitos foi a casa buscar a bomba para o amortecedor traseiro da bike do Vitinha. Siga pra bingo pela ciclovia até VFX, contornar a vedação, aqui mais um trilho que desconhecia. Com a dica de dois companheiros de bikes de estrada, deu para conhecer um trilho que evitava a ida pela Nacional, muito bom, e acompanharam-nos com as suas montadas de estrada pelo trilho por ali a fora, gandas bacanos malucos :-))).




Passagem por VNR, estrada até Azambuja, onde ‘apanhamos’ os restantes companheiros da volta, Lobo, Jorge "JMG", Salvaterra e o filho Rui. Sempre a bombar até Valada para uma pausa com direito a bifana (...é pena é que o bacano do cafezito se aproveitou da malta e nos levou mais 50 cêntimos por cada bifana, mais um spot a evitar em Valada…).


Na ‘talega’ pelo estradão até perto de Santarém, na parte final aquilo parece um queijo suíço, suubiiida a sentir o calor bem quentinho (a Carla sentiu a dose) e lá chegamos ao centro de Santarém, pausa para reagrupar e descoberta do caminho mais correcto para o Mc, onde se comeu as famosas ‘minhocas’. Final da volta do Jaime e da Carla, lembro que era só para nos acompanharem até Santarém, foto de família e despedidas onde seguiram para a estação da CP da Cidade.


Reabastecimento numa bomba de gasolina ali perto e de volta a esta odisseia, em que daqui pá frente foi um calor infernal, principalmente quanto entramos no trilho… primeiro desafio ultrapassado fazendo aquela suubiiiida com o calor brutal que se fazia sentir, a cabeça parecia que ia rebentar, fiquei satisfeitíssimo pois a fiz sem desmontar, no ano passado não a tinha conseguido fazer.

Um pouco mais á frente por estrada, pausa numa aldeia e reagrupamento, que calor agoniante que estava aqui, nem uma aragemzinha se fazia sentir, mas prontos… dureza… tínhamos que seguir.


Estradão com alguns Klms, com um sobe e desce desgastante, nova pausa pra reagrupamento, … mais um pouco á frente eu e Lucio enganamo-nos e tivemos de voltar ao trajecto correcto, fazendo mais umas centenas de metros em sobe sobe e desce… “- Porra, já não basta os Klms que temos de fazer!!!”.

Reagrupamento efectuado, umas descidas que foi necessário ter alguma cautela pois aquilo com gravilha solta com alguns regos á mistura é preciso ter calma, tava muito longe de casa né.

A subida para os moinhos, é bem agressiva (inclinação valente e pedras á mistura) e com o calor infernal que estava (o meu ciclo marcava 46,4º valor confirmado por outros ciclos do pessoal) e com tanto Klm nas pernas, quando olhei para ela, nem tentei fazer e disse cá pra mim “- Esquece lá isso!!!” e foi o único troço que fiz desmontado da volta, só a meio da subida é que montei novamente (…menos mal).
Lá em cima nos moinhos, nunca tive numa situação tão calorenta, não tenho palavras para descrever o quente que estava…talvez…AGONIZANTE… o meu ritmo cardíaco estava nos limites. Pausa, beber dose industrial de líquidos, algum pessoal estava sentado em locais supostamente desconfortáveis com silvas á mistura, mas nada disso importava face á mistura da violência do desgaste físico e do calor.




A partir daqui foi gerir as minhas forças que já eram poucas, com algum sobe e desce lá chegamos a Olhos de Água com o apoio e companhia do Lúcio. Que belo sumo de maçã fresquinho com pedras de gelo, sentado na esplanada a admirar a zona envolvente, estava completamente sedento.
Depois deste alívio de refrescar e descansar um pouco, posemo-nos á estrada pois ainda faltava uns Klms até ao destino da etapa do dia. Continuei a gerir as forças por ali a fora, as pequenas subidas com vento de frente moía pois… e muito.

Obrigado “J” pela força, fizeste-me lembrar as facetas do Soldado, reagrupamento numa rotunda, e já a sonhar com um belo banho e sofá lá chegamos á pensão Gloria.
Foto de família, ui ui subir aquelas escadas, banho, cervejinhas fresquinhas que bem souberam, convívio, jantar do melhor com o peixinho muito bem confeccionado, três partidas de snooker e caminha que amanhã temos mais uns belos Klms com algumas subidas de respeito.

O vídeo do 1º dia (pausa o iPod do blog) e curte o som :-)

Para maior resolução: Lisboa-Fátima 2009 (1º Dia)

Registos 1º Dia:
132,82 Klms
1.395 m de acumulado
7:10:29 a pedalar
18,51 Klms/h de média
52,85 Klms/h velocidade máxima

>> 2º Dia <<
Pequeno almoço, pagar a estadia, preparar as coisinhas e lá fomos nós conquistar mais um ano a subida da Serra de Minde, inicialmente a gerir a pedalada, sem puxar, pois aquilo começa logo a subir nos primeiros metros e ainda não havia qualquer aquecimento e para evitar alguma lesão “- Vai lá sem stress.”. A subir cada vez mais na cadência até lá acima, que por fim na última centena de metros atingi os 32 Klms/h, maravilha, fiquei com a sensação que podia ter vindo com mais velocidade, prá próxima puxa-se mais um bocado ao longo da subida.
Vista deslumbrante, fotos e siga por ali abaixo, atingi os 63,9 Klms/h… e chega que aquilo não é pra brincadeiras, a curva cotovelo um gajo precisa mesmo que travar a coisa á séria, mas houve uns animais que atingiram uns 80 e tal, dasssss.

Chegada rápida a Minde, pausa para o cafezinho (eu não bebi café, limitei-me a ir ao W e esperar pela trupe). Suubbiiidas de respeito até ao trilho de Fátima que inicialmente é bastante empedrado, algumas descidas com pedras para todos os gostos, e finalmente estradão de alguns Klms até ao alcatrão que levou a bom porto a Fátima, esta etapa do 2º Dia foi largamente mais rápida do que no ano passado, parecíamos uns endiabrados por ali a fora.


Entrada no santuário, como sempre puxa o sentimento nostálgico e alegria de estar ali mais um ano, e que venham muitos mais. Encontro com a minha família. Foto de família do grupo, encontro com Safara e Soldado, pró ano quero vos ver a pedalar nesta volta ;-). Pedalamos… um pequeno engano no trajecto… e finalmente até ás instalações do Centro Desportivo de Fátima para os Banhos.

Registos 2º Dia:

35,36 Klms
814m
de acumulado
2:24:11 a pedalar
14,71 Klms/h de média
63,9 Klms/h Max de velocidade

Almoço muito bom, confraternização e muito boa disposição. O ‘J’ e cunhado foram a pedalar de volta para Azambuja, com aquele calor… animaaallleee!!!!! :-))).

Agradecido a todos pela companhia 5*, camaradagem e força.

Obrigado Soraia e Vasco mais uma vez pela boleia até Lisboa.

Restantes fotos aqui.

O vídeo (pausa o iPod do blog) e curte o som :-)

Se quiserem ver o vídeo em maior resolução Lisboa-Fátima 2009 (2º Dia)

Registos totais:

168,18 Klms
2.209
m de acumulado (!)
9:34:40 a pedalar
16,61 Klms/h de média

Com esta aventura a Fátima bati alguns meus recordes:
Quantidade de Klms num só mês: 685,71 Klms
Quantidade de Klms em dois dias: 168,18 Klms
Maior nº de horas a pedalar: 7:10:29 a pedalar
Maior nº de Klms seguidos: 132,82 Klms