domingo, 28 de junho de 2009

Dureza em VNR com Lama e Chuva a Potes

Acordei bem cedinho, arrumei as coisinhas e pelas 7:00h já estava em Vila Nova da Rainha. Já se encontravam por lá alguns Maníacos prontos para mais uma volta que iria se tornar diferente do que estava previamente planeado. Entretanto aparece o Lúcio, não para rolar, mas só para cumprimentar o pessoal e mostrar a t-shirt da Tomac, ganda maluco :-) "Abraço amigo Lúcio, pá próxima é para pedalar, ok!!! ;-)".


Logo de início deu para ver que o terreno não prometia facilidades, zonas traiçoeiras e escorregadias... o Rui sentiu isso na pele mas sem consequências foi só mais lama no lombo :-).
O trilho estava demasiado lamacento e claro nas subidas era quase impraticável :-(, e com a chuvada que teimava cair... PIOR...


Após uns Klms decidimos sair do trilho e fazer um desvio por estrada até Azambuja, decisão bastante sensata visto as condições atmosféricas e piso OFF. Antes de lá chegar passamos pela casa de SN ("Obrigadinha pela disponibilidade, valeu ;-)") para fazer umas limpezas ás montadas e cascos... mesmo com as adversidades, imperou a boa disposição onde não faltou o ‘chuveirinho’ para cima do pessoal :-).
Chegada a Azambuja, foto de família, e para aproveitar o lindo dia decidimos pedalar até Valada o que permitiu um bom pedalanço.
Da esq. p/ a dir. Nuno, eu, Salvaterra (estava todo cheio de hematomas do fds passado devido a uma queda, mas mesmo assim esteve lá...), Luis, Rui, Powerranger, Cesar, Alex, Dino, AJ, Paulo, Muttley e o Kitos que estava de serviço a tirar a foto.
Foram 15 Klms na talega sempre acima dos 30 Klms/h, irra que isto não desacelera, sempre a bombar "Aqueles gajos lá da frente, vá lá vai"... chegada a Valada deparamo-nos com uma cheia de...'águas residuais'.

Alguns roladores optaram pelas bifanas, como ainda era cedinho decidi somente ficar pela barrinha.

Depois de vários minutos e para o físico não arrefecer demais, eu e mais alguns fomos andando de caminho para Azambuja. Após poucos Klms depois, a minha corrente partiu ("Vou lá saber porquê, ia a rolar na talega normalmente?!!"), com a ajuda do grupo das 'bifanas' a coisa ficou resolvida "Obrigado Alex" ;-).
A rolar, cada vez mais a puxar, foi mais uns bons 23 Klms 'no stop', a um ritmo alucinante, upa upa para lá dos 30 Klms/h .
É de louvar todos que mesmo com aquele dilúvio e lama peganhenta até mais não, o espírito e companheirismo esteve SEMPRE ESPECTACULAR, nesta volta que rondou cerca de 60 klms.
Cheguei a casa parecia que tinha vindo da guerra :-).
Restantes fotos aqui.
O vídeo, curte o som :-)

Para maior resolução: Dureza em VNR com Lama e Chuva a Potes.


sexta-feira, 26 de junho de 2009

Última Sexta-Feira de cada Mês

Tou mesmo no centro com uma t-shirt branquinha :-)
Fui fazer umas comprinhas na baixa e levei a Schwinn, tudo normal, lá fiz as compras na vinda para casa decidi passar pelo Marquês.

Aqui na rotunda do Marquês de Pombal encontrei umas boas dezenas de ciclistas , com bikes de todo o feitio digamos... bikes com preços na média de 100 Euros e algumas com uns bons aninhos, bastantes bikes desdobráveis, com acessórios engraçados com bastante corrente anti-roubo, uma bina de duas rodas grandes atrás, algumas com cestinhos, etc, etc, etc

Aproximadamente 60 pedalantes (jovens, senhores, senhoras (algumas dezenas)) que simplesmente gostam de pedalar, o prazer de andar de bicicleta e que muitos a usam diáriamente.

Perguntei do que se passava, era o passeio Mensal da última sexta-feira de cada Mês pelas 18:00h, partindo de um local pré-determinado, com a causa de "Filas Não" com o incentivo ao uso de bike e não carro.

Surpreendido decido acompanha-los, entretanto apareceu o presidente da FPC, fizemos 3 voltas á rotunda, seguimos pelo Rato, Príncipe Real, Alcântara, Cais Sodré e por fim Casa do Bicos, a um ritmo de 6 Klms/h, muito fixe.

Agradou-me bastante a conversa que tive com alguns ciclistas ao longo do percurso. Passeio 'não organizado' onde a informação e fotos desta iniciativa Mensal aparece no site http://www.massacriticapt.net/

Sempre que poder irei a esta iniciativa bem interessante, onde se distribui panfletos e palavras de ordem aos automobilistas e transeuntes do tipo:
"Gasolina não, anda de bina"
"Vem dar ao Pedais faz bem ao Pardais"
"Usa a tua energia"
...entre outras que entretanto já não me lembro.

Não sei se conheciam esta iniciativa de louvar que, como disse, sempre que poder VOU, lembrem-se Última Sexta-Feira de cada Mês.

Tou na direita com uma t-shirt branquinha :-)

terça-feira, 23 de junho de 2009

Não é que fiz uma seta !!!

Hoje como tinha alguma disponibilidade á tarde, decidi ir dar uma voltinha, ir pelo Trancão até Montachique e depois Bucelas e novamente Trancão.
Tempo agradável e calor quanto baste, lá saí de casa, passei pela Expo e rapidamente no trilho do Trancão que é sempre agradável fazer, subidinha e descida até á casa velha onde comi uma bananinha. Sem demoras arranquei e perto de Loures fui até á PinaBike... tive a ver o estáminé e acho que vou lá fazer umas comprinhas.
A bela suuubiiida até perto de Cabeça de Montachique, são 8 Klms a subir, ...depois de uma subida vem a descida (3 Klms), fui pela N116 até Bucelas... deu para ultrapassar dois ciclistas de estrada (um deles acho que picou-se :-)... ) "Atão um gajo de bike de BTT, nã pode ser, deixa-me cá apanhá-lo!!!
Rápido abastecimento em Bucelas e siga pra bingo, passagem pelo trilho do Trancão novamente e casa.
70 Klms certinhos, com a média de 20,48 Klms/h, um treino porreiro a bom ritmo.
O resultado da trajectória "Não é que fiz uma seta !!!".

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Lisbo - Cabo Espichel - Lisboa

Acordar bem cedinho e no local á hora combinada, 7:00h, já lá estava o Luís, Moreira e Nuno. Sem demoras e na talega chegamos ao local de embarque (7:30h), fazer o carregamento dos cartões verdes e lá atravessamos o rio Tejo em direcção á Trafaria.

Num tiro chegamos ao terceiro ponto de encontro no “Capote” da Caparica onde nos deliciamos com a bela Bola de Berlim. Apresentações feitas dos restantes elementos da volta, siga pra bingo…
Estrada até um trilho que nos levou á Fonte da Telha, aqui no trilho o Diogo juntou-se ao comboio. Suubiiida á estrada novamente e pouco depois estávamos novamente no trilho. Zonas de bancos de areia que pessoalmente não aprecio, mas nada de grave, uns Klms depois um encontro com uma boca de água que alguns elementos aproveitaram para se refrescarem.
Mais uns Klms em trilho, sempre com atenção aos bancos de areia, um abastecimento que por infortúnio fiquei em cima de um local de formigas que rapidamente subiram para as pernas e desataram a picar dasssss toca a fugir dali.


Mais uns Klms de trilho na Apostiça até á estrada, aqui alguns elementos ficaram por aqui. Eu, Nuno, Luís e António seguimos por estrada onde fizemos uns bons Klms na talega a bem malhar no pedal. Paragem para uma cocacolazinha num café/restaurante, “- Que cheirinho bom a chocos fritos.”, foto e siga em estrada novamente até trilho que nos levaria junto do farol do Cabo Espichel, paisagem BRUTAL para o Mar, fazia-se sentir o quentinho do clima… uma maravilha… encontro com um BTTista de Palmela (nos acompanhou a comer umas bifanas), foto de família, estradão e as belas bifanas numa roulote perto do Santuário de Nossa Senhora da Pedar Mua, que souberam que nem “ginjas” acompanhadas com uma cocacolazinha.


Depois de mais uma foto de família, posemo-nos á estrada novamente, depois duns Klms a corrente do Nuno numa mudança de uma roda de pedaleira a corrente saltou e ficou presa na escora, foi necessário descravar um elo para resolver aquilo, vejam as fotos.

Depois do assunto resolvido, descida até á Aldeia do Meco, a dar no pedal com afinco até novamente trilho da Apostiça, uns bons sobes e desces no trilho, alguns Klms depois novamente estrada que nos levaria até Caparica onde a cervejinha não podia faltar. O António ficou por aqui, Nuno, eu, Luís e Moreira fomos ‘apanhar’ o barco novamente para Lisboa. Na talega até Xabregas, as despedidas e casa.

Foram 6:40:30 a pedalar, em mais um dia em cheio na prática do BTT onde a camaradagem e boa disposição reinou nos meus 125 Klms. Obrigado aos intervenientes pela companhia espectacular, que me proporcionaram um dia porreiríssimo.
Restantes fotos aqui.
O vídeo (pausa o iPod do blog) e curte o som :-)

Para maior resolução: Lisboa-Cabo Espichel-Lisboa

domingo, 7 de junho de 2009

Monsanto-Jamor-Monsanto com direito a sorvete

Este Domingo realizou-se uma volta 5*****, um grupo fantástico
na foto da esquerda para a direita
Carlos (eu :-) ), Miguel, Tânia, Carla, Jaime, Pacha, Cepo, Antunes, Nuno

...trepar pelos trilhos de Monsanto;
...os trilhos novos do Jamor foi porreiro, não conhecia aquilo, aliás não fazia a mínima da existência daquilo e foi muito fixe, tks Cepo e Pacha pelas dicas, a repetir pedalar por lá com certeza. De seguida volta clássica do Jamor;
...fomos para Monsanto novamente e sempre a conhecer novos trilhos, gosto muito de fazer Monsanto.
...volta e meia no meio dos picanços a rasgar por ali a fora, deu para um belo treino... e bela sesta.

...e melhor foi o sorvete :-)
57,17 Klms

No dia anterior, Sábado, fiz:
Amadora-Queluz-Belas-Sto Ant.Cavaleiros-Apelação
...com um ritmo acelerado, volta realizada sozinho em que totalizei 57,09 Klms.