segunda-feira, 18 de maio de 2009

Alvalade-Porto Côvo-Alvalade

Eu e Meska coloca-mos os dorsais nas bikes, fizemos a check list do material necessário e lá fomos para esta aventura, sem antes uma ida ao W. Encontrei o Vitinha e o Lúcio no entanto só na ZA da barragem é que a malta Maníaca se agrupou quase por completo.




Ás 9:00h o arranque da prova, grande pontualidade, muitos e muitos BTTistas, 1421 inscritos sendo que 1074 para os 70 Klms e 347 para os 120 klms.


Rumo a Porto Côvo primeiros Klms por estrada, mas rapidamente nos trilhos com e sem areia, por vezes muito pó, aquilo ás vezes parecia uma sauna de pó. Passamos pela zona dos Arrozais que é um clássico, muito bonito.


1ª ZA (km 22) paragem rápida para um gole de água e um gomo de laranja e siga pra bingo, aceleramento no pedal pois já estava feito o aquecimento.
Rapidamente cheguei á 2ª ZA (km 42) na Barragem de Campilhas onde encontrei o resto da Maniacada, vi o Miguel mas já estava de partida.
A bela sandes de carne assada, o bolinho de coco e siga novamente que ainda há muito Klm para pedalar e a partir daqui começa a doer. Belas subidas, passagem por umas aldeias com os residentes sempre a aplaudir foi lindo, com o grupo Maníaco reunido foi motivante fazer aquilo tudo sem desmontar, zona de mecânica lá no alto (km 54), colocar algum óleo na corrente belas descidas, paisagens do melhor, trilhos fantásticos, com indicações da organização 5 estrelas.
O trilho da “floresta” é BRUTAL.
Estradão com areia á mistura com o vento a sentir-se de frente deu para moer um pouco antes de
Porto Côvo.
Chegada a Porto Côvo foi bem agradável ver aquela gente toda a aplaudir, encontro com mais um Maníaco Pacha, um descanso da etapa, comer e beber umas bebidas energéticas, ir ao W, uma pose para a foto, limpar a carrada de pó que tinha na cara, mais um bocadinho de protector :-), preparar psicologicamente e rumo para
Alvalade.


Rolamos junto ao Mar, bonito mas a areia não dá tréguas, o Kitos sentiu bem isso com um valente trambolhão na dócil areia, tudo bem só uma peça partida mas resolvida com um zip tie do Vitinha. Rolar e rolar com algumas subidas mas nada de especial quanto ao esforço de as ultrapassar. Reagrupamentos do grupo em algumas zonas de preferência com sombra, momentos de alta velocidade na companhia hora com Kitos hora com Pacha com paisagens de cortar a respiração até á 4ª Zona de Abastecimento (km 81), mais carne assada e bolinho de coco, fantástico esta organização com bebidas/sumos á descrição, sempre com grande simpatia, sem palavras 5*.

Rolar e rolar até um vale de extrema beleza, barrinha, reagrupar e siga até ao apoio mecânico (km 98) onde a Carla aproveitou para colocar mais nhanha no pneu, pois vinha a perder ar. Mais umas subidas, passagem por uns riachos, estradões, a 5ª ZA (km 113), percorrer uma boa parte de um canal de água “o tal canal”, foi uma zona menos boa pois foi um bocado monótono, mais algum trilho e por fim estrada de alcatrão. Aqui rolou-se a 30 Klms/h durante uns 7 Klms até finalmente Alvalade, irra que o pessoal tá-lha dar como ó caneco, eles queixam-se disto e daquilo, mas depois é rolar que nem gazelas.

Na chegada muito mas muito satisfeito, pois sentia-me confortavelmente bem fisicamente, foto de família, rolar um pouco até ao carro, uma bela banhoca e almoço. Viagem até Lisboa descontraída com a sensação de objectivo realizado.
Dureza, resistência, muitas e muitas paisagens fabulosas, organização do raid super mas super mesmo (não conheço melhor e só por 12€, espantoso), companheirismo, estradões, areia muita areia, pó muito pó, trilhos lindos, subidas e claro descidas de dificuldade mista, muito Klm (127) e ... um belo sorriso de ter conseguido terminar mais um desafio.
A equipa Maníacos do Pedal (Carla, Jaime, Kitos, Pacha, Meska, Carlos, Soldado, Vitinha, Lúcio) todos de parabéns, pujança física, muito espírito BTTista e de sacrifício, meus obrigados a todos os valentes Maníacos pela companhia sempre 5*.

Claro que pormenores são mais que muitos que aqui não são descritos, daria quase um livro pois muito acontece em 127 Klms.

Nota: O Vítor Gamito fez 4h38 e segundo as palavras do mesmo melhorou 20 minutos em comparação com o ano anterior (só para quem pode).

O vídeo (pausa o iPod do blog) e curte o som :-)





Se quiserem ver o vídeo em maior resolução Alvalade-Porto Côvo-Alvalade.

Track aqui.

Registos(em 2 momentos o ciclocomputador fez o favor de não contabilizar, no entanto):
Distância: 127,48 klms
Tempo a rolar: 07:08:03
Média a rolar:
16,89 Klms/h
Velocidade Max:
48,52 Klms/h
Acumulado: 1.300 m

Sem comentários:

Enviar um comentário